quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tim Burton - Um Grande Diretor

Nascido em 25 de agosto de 1958, Timothy William Burton acompanhou a efervescência cultural de sua cidade, Burbank, na Califórnia, que abrigava estúdios de filmes e de televisão. Durante a infância, adorava os filmes de monstro e tinha como ídolo o ator Vicent Price. Mais tarde, descobrindo a pintura e o desenho, ingressou no instituto de Arte da Califórnia, em 1976, e se especializou em animação.
Em 1979 Burton começou a trabalhar como desenhista para a Disney, mas não se sentia realizado ainda. Mais tarde foi trabalhar para a Fox que, reconhecendo que seu talento não estava sendo bem utilizado o fez designer de personagens. Ele trabalhou em “Black Cauldron”, uma adaptação do segundo volume de uma série de fantasia. Nesse período Burton fez os curtas-metragem “Frankeweenie” e “Vincent”, animação que deu origem ao “Estranho Mundo de Jack”. Com o último, Tim Burton teve a oportunidade de trabalhar com seu ídolo, Vicent Price, que narrou o filme. Os dois ficaram amigos até a morte de Price, em 1993.
Vincent:


O escritor Stephen King assistiu “Frankeweenie” e indicou Burton a um executivo da Warner que o convidou para trabalhar no projeto de “As Grandes Aventuras de Pee Wee”. Em 1988 Burton trabalhou em “Os Fantasmas se Divertem”, um sucesso cult que o levou à direção do filme “Batman”, convite feito pela Warner. Com o sucesso, Tim Burton conseguiu, pela Fox, escrever e produzir “Edward Mãos de Tesouras”. Com esse filme, a crítica passou a ver Burton como um artista.
Em 1992, com o insucesso de “Batman, o Retorno”, Tim Burton se dedicou a alguns projetos paralelos. Seu próximo projeto foi “Ed Wood”, tributo ao diretor americano esquisitão. Não virou um blockbuster como os outros até então, mas lhe rendeu dois Oscar. Dois anos mais tarde, veio “Marte Ataca!”, um fracasso de crítica. Porém, em 1999 Burton arrasou com seu primeiro filme de terror propriamente dito, “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”.O próximo trabalho de Tim Burton foi a refilmagem do clássico “Planeta dos Macacos”. Embora muito bem criticado no ponto de vista da maquiagem, elenco, etc., muitos espectadores se desapontaram com a releitura. Nesse meio tempo a vida particular de Burton tem uma reviravolta quando seus pais falecem num curto intervalo de tempo e seu relacionamento com Lisa Marie chega ao fim. Depois do filme já em cartaz, Burton começa a namorar Helena Bonham Carter, com quem teve um filho em 2003.Se levarmos em consideração as coisas que aconteceram com Tim Burton na época, o projeto de “Peixe Grande” não poderia ser mais diferente. A adaptação do livro de Daniel Wallace tem como tema a reaproximação e a morte, e Burton faz seu mais pessoal e emocionante filme em anos. Em 2005 faz outro filme baseado em livro: “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, repetindo mais uma vez a já clássica parceria com Johnny Depp, que interpreta Willy Wonka. Dois meses depois é lançada a animação “Noiva Cadáver”, que concorreu ao Oscar em sua categoria.

Recentemente Tim Burton lançou o musical “Swenney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de direção. Alguns possíveis próximos projetos rolam pela internet, como uma versão do livro “Alice no país das Maravilhas".

By: Lucas Kosinski - 8ªB n°21

Nenhum comentário:

Postar um comentário